quarta-feira, 25 de agosto de 2010

HFS+ no Windows / Mac Disks in Windows

Se você tem algum disco, pode ser externo ou não, formatado com o padrão MAC OS X , ou seja com sistema de arquivos HFS+ (Journaled) e precisa abrir ou acessar o conteúdo desse disco em um Windows, não precisa se desesperar ou achar que tem que formatar para FAT-32 ou NTFS para poder ler seus arquivos do Mac em um Windows.

Se seu problema é esse e se isso é apenas para apagar um "incêndio", como chegou a acontecer comigo, existe um programa que funciona muito bem e com uma versão grátis para testes, o MacDrive  da Mediafour.

Usei a versão 8 do MacDrive em um Windows 7, muito fácil de instalar e necessário um "reboot" para que ele funcione direitinho. Durante os teste usei um disco externo de 160GB SATA, modelo para notebook, de 5.400 rpm que eu uso para backups em meu Mac usando o TImeMachine.

Como disse antes funcionou muito bem, montando uma unidade de disco USB perfeito no Windows, então fica a dica !

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FfmpegX - Conversor de Vídeo para Mac - FREE!!

Mais um boa dica do pessoal da InfoOnline.

Um conversor de vídeo com a maioria dos codecs para conversão de vídeos.

Bastante simples, mas muito eficiente e versátil, convertendo vídeos inclusive para formatos de alta definição (HD).
Vantagem ainda maior para quem está pensando ou já iniciou a criação de sua biblioteca de vídeos convertendo seus DVDs para formatos de vídeos como MPEG4.

Os principais codec suportado são: 

Leitura/Input: MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DIVX, XviD, non-encrypted VOB and VIDEO_TS, Quicktime .MOV, .DV, .WAV, Real Audio, Real Video, H.263, MP4 H.264, PGM, YUV, PPM, AC3, PCM8/16 bits, mulaw/Alaw, WMA-1/2, SUN AU format, MP2, MP3, AAC, 3GP, FPS1, ALAC. 

Gravação/Output: DivX, AVI XviD, H.264 MP4, MOV, DV, 3GP, Sony PSP, MP2, MP3, AAC, AC3, MPEG-1, MPEG-2, VCD, CVD, SVCD, KVCD, KSVCD, DVD, KDVD and MPEG-TS. 

Ainda conta com suporte para legendas (subtitles), VobSub, SubRip, MicroDVD, SubViewer, Sami, VPlayer, RT, SSA, AQTitle, JACOsub e MPsubt formats, e, ainda permite a seleção de legendas dos DVDs no momento da conversão. 


Permite a criação de arquivos AVI e MPEG com duas faixas de audio.

 http://www.ffmpegx.com/

Criando números de telefone locais e atender no Skype - Ring2Skype

O Pessoal da Folha.com publicou uma matéria/dica bem interessante, ainda mais por podermos economizar ao conversar com pessoas que estão distantes de nós.

Segunda a matéria, pessoas que estão em outras cidades poderão fazer ligações locais para você e pagar como ligação local, isso graças ao Ring2Skype que te permite criar esse números de telefones e atender as chamadas pelo Skype!

Basta fazer um cadastro no Ring2Skype usando seu ID do Skype, informar um endereço de e-mail e criar uma senha para poder criar um novo número.

A criação também não é nada complicado, basta você informar o código do país e da cidade de seu contato e clicar no botão " Get a Number", depois de um tempinho o número de telefone será exibido como um ramal, daí é só informar o número para a pessoa com quem você quer falar e atender a ligação pelo Skype.

E como sempre existe um porém, nem todos os países tem números disponíveis para todas as suas cidades sendo que alguns países tem apenas uma cidade, quando tem! Mas os principais países e suas principais cidades tem tranquilamente. Exemplo:

Brasil : (31) Belo Horizonte, (61) Brasília, (41) Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. (para os três últimos não é infomado na tela o DDD, mas devem ter para as principais cidades (51, 21 e 11).

Acho que vale apenas testar e pelo pessoal da Folha, funciona muito bem, e vale mais ainda pela economia !!

Olink da matéria : http://www1.folha.uol.com.br/colunas/canalaberto/785025-saiba-como-criar-numeros-locais-para-atender-no-skype.shtml

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Eliminando vírus com o Ubuntu - Info-dicas

Uma dica muito interessante do pessoal da INFO-dicas, e decidi portar aqui pra eu não me esquecer e principalmente quando alguém quiser saber como faz ou vire me pedindo ajuda!
O link da matéria na integra é : http://bit.ly/aYltnh


Se a máquina não dá o boot e você desconfia de uma infecção, o CD do Ubuntu pode dar uma força para eliminar o malware.
Entre no Ubuntu com a opção Testar o Ubuntu Sem Qualquer Mudança No Seu Computador. Abra o Firefox e navegue para www.info.abril.com.br/downloads/avasthome-edition-for-linux.
Ao baixar o pacote, escolha a opção Abrir, do Firefox, para que o Avast! seja instalado.
No menu Locais, clique nas partições Windows. Agora, acesse o programa em Aplicativos > Acessórios > Avast! Antivírus.
Acesse Ferramentas > Atualizar o Banco de Dados. Espere até que as definições de vírus sejam atualizadas e clique em Pastas Selecionadas. Pressione o botão + e localize as partições do Windows, que ficam na pasta media.
Clique em Iniciar Escaneamento para dar caça ao malware.

créditos para Flavio Takemoto - http://info.abril.com.br/dicas/

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DokanSSHFS em Windows 7 64bit

DokanSSHFS é um programa que permite montar alguma conta ou área remota de servidores com serviço/servidor ssh rodando, na maioria Linux ou Unix.
Acaba sendo prático quando não se tem um acesso constante do sistema remoto ou quando é um servidor com tarefas específicas e que não tenha um sistema para compartilhamento para o Windows, como o SMB ou CIFS, recomendo o DokanSSHFS apenas apara acessos esporádicos, não será uma boa idéia ter várias pessoas acessando ao mesmo tempo, pois poderá ter muitas complicações ou corromper arquivos que várias pessoas tentam acessar ao mesmo tempo.

O Dokan pode ser baixado no: http://dokan-dev.net/en/

No windows 7  64 bit, temos que baixar os principais pacotes e fazer uma pequena alteração, vamos passo a passo:
  1. Baixar e instalar o Dokan Library (http://dokan-dev.net/en/download/#dokan).
  2. Baixar e instalar o Microsoft Visual C++ 2005 SP1 Redistributable Package , você ainda pode baixar a versão 64bit.
  3. Verifique se você tem instalado o Microsoft .Net Framework, no Windows 7 já vem instalado.
  4. Baixe e instale o DokanSSHFS, (http://dokan-dev.net/en/download/#sshfs).
O DokanSSHFS é um programa em 32bit, o Windows em 64Bit faz uma chamada do tipo dupla para as aplicações, o que normalmente faz que o DokanSSHFS não funcione, a solução é forçar a chamada na execução em 32bit que resolve o problema, existe uma "issue" do projeto no google.code esclarecendo isso (http://code.google.com/p/dokan/issues/detail?id=103), mas vou explicar abaixo como resolver:

  1. Temos que instalar o Microsoft tool "Microsoft Common Language Runtime Agnostic Assembly Conversion Tool" aka CorFlags.exe, que faz parte do .NET Development Tools e que até este momento a versão disponível e que funciona para nosso caso é a release MS Windows SDK For Windows 7 e .NET Framework 3.5 SP1 no : http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=c17ba869-9671-4330-a63e-1fd44e0e2505&displaylang=en .
  2. Este programa é um web installer, onde você seleciona apenas o que você precisa e será feito o download e instalado automaticamente, em nosso caso não é necessário instalar todos os produtos, recomendo de-selecionar  todos e deixar apenas o .NET Development Tools" (Developer Tools -> Windows Development Tools -> .NET Development Tools e instalar. O processo deverá levar algum tempo e que pode variar de acordo com a velocidade do seu link com a internet.
  3. Para forçar o DokanSSHFS a rodar em 32 bit, abra o "cmd" (command) como administrador e execute o seguinte comando:
    C:\> ProgramFiles%\Microsoft SDKs\Windows\v7.0\Bin\CorFlags.exe 
    "ProgramFiles(x86)\Dokan\DokanSSHFS\DokanSSHFS.exe" /32BIT+
     
Recomendo a reinicialização e está pronto para funcionar! Esse tutorial é longo mas é fácil demais !!
 

Wamp bitnami + Win7 + MySQL Workbench

Eu uso muito a stack xAMP (Apache, Mysql e Php) da bitnami por estar tudo muito bem integrado, estável e bem prático de se instalar, administrar, disponível para Windows (WAMP), Linux (LAMP) e MacOS (MAMP). A bitnami ainda disponibiliza algumas outras stacks como xAPP (Apache, PostgreSQL e Php).

Neste nosso caso vou estar falando de uma pequenas dificuldade e customização de ambiente e ferramentas de administração e desenvolvimento. Como foco estou usando uma máquina com Windows 7 com o WAMP e a ferramenta de desenvolvimento e administração MySQL Workbench. Na instalação das ferramentas foi tudo bem instalado e sem maiores problemas, estando todas as configurações no padrão.

O maior problema que tive, e não é um grande problema, foi na hora de configurar, no Server Administration,   uma nova instância para o minha stack WAMP em localhost, por não ter o mysql instalado como um pacote pronto e criado pela MySQL os locais de instalação dos pacotes estão custumizados, ficando tudo no C:\Program Files\BitNami WAMPStack, com isso algumas coisas não estavam funcionando direto e tive que:

  1.  Ajustar o path corretamente para o arquivo de configuração my.ini;
    Facilmente resolvido adicionando o path correto na configuração pelo wizard.
     
  2. Ajustar  o comando para  inicialização, parar e verificar o status do MySQL;
    Este deu um pouco mais de trabalho, mas não foi difícil.
Para ajustar  o Start, Stop e Query do Mysql temos que verificar se o serviço está rodando pelo Service Control Management (SCM) do Windows, para isso é necessário usar o command (cmd) e recomendo a utilização dele como administrador.
Já no command (cdm) devemos usar o comando sc, um programa em linha de comando para interagir com o
SCM e os serviços no Windows. Para verificar rode:

c:\>sc query state= all | findstr "amp"
SERVICE_NAME: wampstackApache
DISPLAY_NAME: wampstackApache
SERVICE_NAME: wampstackMySQL
DISPLAY_NAME: wampstackMySQL

Na saída do comando podemos ver os serviços wampstackApache e wampstackMySQL, com isso sabemos o nome dos serviços para o apache e para o MySQL que na verdade é o que nos interessa. 


No MySQL Workbench, após ter criado a instância para gerenciamento do localhost, vamos ajustar os comandos para parada, inicialização e status do servidor/serviço do MySQL. 


Na tela principal do MySQL Workbench, acessar na área do Server Administration o " Manage Server Instances". Será aberta a tela de configuração, selecione a instância do localhost no quador a esquerda "Server Instances" e na aba "System Profile" e "MySQL Management" vamos configurar os seguintes campos: 


Start MySQL: sc start wampstackMySQL
Stop MySQL: sc stop wampstackMySQL
  coloque o "check" para o campo "Acquire administrator rights to ...."


Check MySQL Status: sc query wampstackMySQL | wba_filter(RUNNING)
  coloque o "check" para o campo "Acquire administrator rights to ...."
 
Pronto com isso deverá funcionar os comandos administração de parada, inicialização e status para o MySQL.