quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Wamp bitnami + Win7 + MySQL Workbench

Eu uso muito a stack xAMP (Apache, Mysql e Php) da bitnami por estar tudo muito bem integrado, estável e bem prático de se instalar, administrar, disponível para Windows (WAMP), Linux (LAMP) e MacOS (MAMP). A bitnami ainda disponibiliza algumas outras stacks como xAPP (Apache, PostgreSQL e Php).

Neste nosso caso vou estar falando de uma pequenas dificuldade e customização de ambiente e ferramentas de administração e desenvolvimento. Como foco estou usando uma máquina com Windows 7 com o WAMP e a ferramenta de desenvolvimento e administração MySQL Workbench. Na instalação das ferramentas foi tudo bem instalado e sem maiores problemas, estando todas as configurações no padrão.

O maior problema que tive, e não é um grande problema, foi na hora de configurar, no Server Administration,   uma nova instância para o minha stack WAMP em localhost, por não ter o mysql instalado como um pacote pronto e criado pela MySQL os locais de instalação dos pacotes estão custumizados, ficando tudo no C:\Program Files\BitNami WAMPStack, com isso algumas coisas não estavam funcionando direto e tive que:

  1.  Ajustar o path corretamente para o arquivo de configuração my.ini;
    Facilmente resolvido adicionando o path correto na configuração pelo wizard.
     
  2. Ajustar  o comando para  inicialização, parar e verificar o status do MySQL;
    Este deu um pouco mais de trabalho, mas não foi difícil.
Para ajustar  o Start, Stop e Query do Mysql temos que verificar se o serviço está rodando pelo Service Control Management (SCM) do Windows, para isso é necessário usar o command (cmd) e recomendo a utilização dele como administrador.
Já no command (cdm) devemos usar o comando sc, um programa em linha de comando para interagir com o
SCM e os serviços no Windows. Para verificar rode:

c:\>sc query state= all | findstr "amp"
SERVICE_NAME: wampstackApache
DISPLAY_NAME: wampstackApache
SERVICE_NAME: wampstackMySQL
DISPLAY_NAME: wampstackMySQL

Na saída do comando podemos ver os serviços wampstackApache e wampstackMySQL, com isso sabemos o nome dos serviços para o apache e para o MySQL que na verdade é o que nos interessa. 


No MySQL Workbench, após ter criado a instância para gerenciamento do localhost, vamos ajustar os comandos para parada, inicialização e status do servidor/serviço do MySQL. 


Na tela principal do MySQL Workbench, acessar na área do Server Administration o " Manage Server Instances". Será aberta a tela de configuração, selecione a instância do localhost no quador a esquerda "Server Instances" e na aba "System Profile" e "MySQL Management" vamos configurar os seguintes campos: 


Start MySQL: sc start wampstackMySQL
Stop MySQL: sc stop wampstackMySQL
  coloque o "check" para o campo "Acquire administrator rights to ...."


Check MySQL Status: sc query wampstackMySQL | wba_filter(RUNNING)
  coloque o "check" para o campo "Acquire administrator rights to ...."
 
Pronto com isso deverá funcionar os comandos administração de parada, inicialização e status para o MySQL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário