quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DokanSSHFS em Windows 7 64bit

DokanSSHFS é um programa que permite montar alguma conta ou área remota de servidores com serviço/servidor ssh rodando, na maioria Linux ou Unix.
Acaba sendo prático quando não se tem um acesso constante do sistema remoto ou quando é um servidor com tarefas específicas e que não tenha um sistema para compartilhamento para o Windows, como o SMB ou CIFS, recomendo o DokanSSHFS apenas apara acessos esporádicos, não será uma boa idéia ter várias pessoas acessando ao mesmo tempo, pois poderá ter muitas complicações ou corromper arquivos que várias pessoas tentam acessar ao mesmo tempo.

O Dokan pode ser baixado no: http://dokan-dev.net/en/

No windows 7  64 bit, temos que baixar os principais pacotes e fazer uma pequena alteração, vamos passo a passo:
  1. Baixar e instalar o Dokan Library (http://dokan-dev.net/en/download/#dokan).
  2. Baixar e instalar o Microsoft Visual C++ 2005 SP1 Redistributable Package , você ainda pode baixar a versão 64bit.
  3. Verifique se você tem instalado o Microsoft .Net Framework, no Windows 7 já vem instalado.
  4. Baixe e instale o DokanSSHFS, (http://dokan-dev.net/en/download/#sshfs).
O DokanSSHFS é um programa em 32bit, o Windows em 64Bit faz uma chamada do tipo dupla para as aplicações, o que normalmente faz que o DokanSSHFS não funcione, a solução é forçar a chamada na execução em 32bit que resolve o problema, existe uma "issue" do projeto no google.code esclarecendo isso (http://code.google.com/p/dokan/issues/detail?id=103), mas vou explicar abaixo como resolver:

  1. Temos que instalar o Microsoft tool "Microsoft Common Language Runtime Agnostic Assembly Conversion Tool" aka CorFlags.exe, que faz parte do .NET Development Tools e que até este momento a versão disponível e que funciona para nosso caso é a release MS Windows SDK For Windows 7 e .NET Framework 3.5 SP1 no : http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=c17ba869-9671-4330-a63e-1fd44e0e2505&displaylang=en .
  2. Este programa é um web installer, onde você seleciona apenas o que você precisa e será feito o download e instalado automaticamente, em nosso caso não é necessário instalar todos os produtos, recomendo de-selecionar  todos e deixar apenas o .NET Development Tools" (Developer Tools -> Windows Development Tools -> .NET Development Tools e instalar. O processo deverá levar algum tempo e que pode variar de acordo com a velocidade do seu link com a internet.
  3. Para forçar o DokanSSHFS a rodar em 32 bit, abra o "cmd" (command) como administrador e execute o seguinte comando:
    C:\> ProgramFiles%\Microsoft SDKs\Windows\v7.0\Bin\CorFlags.exe 
    "ProgramFiles(x86)\Dokan\DokanSSHFS\DokanSSHFS.exe" /32BIT+
     
Recomendo a reinicialização e está pronto para funcionar! Esse tutorial é longo mas é fácil demais !!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário