segunda-feira, 29 de março de 2010

Rodando VMs (Virtualbox) como um serviço no Windows!

Não é uma característica de grande importância para muitos, mas pra alguns isso pode ser um bom quebra galho !

No Sun Systems News foi publicada a seguinte matéria:
Running VirtualBox VMs as Services in Windows
With VBoxVmService, VMs Truly Run in the Background

Como essa matéria foi escrita pelo Joe Mocker, segue o link com a explicação de tudo !! http://blogs.sun.com/mock/entry/running_virtualbox_vms_as_services

sexta-feira, 19 de março de 2010

DICA - Instalando Debian em Servidor Dell 2900 III

Ouvi algumas pessoas tendo dificuldades em instalar alguns Linux em servidores Dell 2900.

Tive alguns pequenos problemas para instalar sim, mas nada muito grande no início e consegui instalar alguns linux flavors sem muitos problemas. Praticamente eu me dediquei mais aos que prefiro usar e que acredito ser um pouco melhor para meu dia a dia como Debian e seus derivados  e XenEnterprise da Citrix.

No caso do XenEnterprise eu não  tive nenhum problema durante todas as etapas da instalação, foi um processo muito limpo e tranquilo. Já com o Debian (5.0.4) o único probleminha foi com o reconhecimento da placa de rede, e ai que começa nosso principal tema deste post.

O problema de não reconhecer a placa de rede foi fácil de resolver pois foi mostrada um mensagem bem clara de ter perdido ou não achado o drive bnx2-06-4.0.5.fw para a instalação da placa de rede. Agora nada melhor que o Google para nos ajudar, até mesmo para não ter que perder tempo caçando o pacote correto no site da Debian.
Bingoo!! Logo de cara um sinal de eu não podia ser o único com este problema
e realmente não mais, me mostrou que meu raciocínio estava certo, no caminho correto. 
http://insanelabs.com/debian/debian-lenny-cannot-load-broadcom-nic-drivers-asking-for-firmware-bnx2-06-405fw-during-install/

Bem como o site e as dicas explicam, basta baixar o pacote  firmware-bnx2_0.4+etchnhalf.1_all.deb , copiar para um pendrive e na tela de aviso logo em seguida nos dá a opção de podermos tentar instalar o pacote a partir de uma device USB ou mídia removível.

Fácil demais,  parecia até coisa de windows, após colocado o pendrive com o pacote, o sistema já identificou as duas interface da máquina e já me pediu para escolher qual configurar.

Apenas um outro caso, aproveitando, um outro sistema que instalei neste mesmo equipamento foi o FreeNAS, baseado no FreeBSD 7.2, sua instalação também foi muito transparente.

O CentOS 5.4 rodou bem também, mas sem inventar muita coisa, pacotes adicionais não rolou na primeira vez e deixei de lado na segunda vez. Os pacotes comuns para servidor rodou bem e sem problemas.
Reconheceu todas as devices da máquina sem problemas também.


Por enquanto acho que é isso, fui....

quarta-feira, 10 de março de 2010

Dica rápida - Script para conversão de vídeo

Uma dica rápida para conversão de vídeos, podendo ser executado em lotes, ou seja, para podermos converter vários vídeos de uma só vez, coisa que normalmente em Windows teria de ser feito um por vez.

A fonte: http://www.gdhpress.com.br/linux/leia/index.php?p=cap1-15 passado pelo @cassiocardoso


for video in *; do
ffmpeg -i "$video" -f mp4 -vcodec mpeg4 -b 350000 -r 15 -s 320x240 \
-acodec aac -ar 24000 -ab 128 -ac 2 "$video".mp4
done

Para fechar, tenha disponível e instalado na máquina todos os codecs, se acontecerem alguns erros ou queiram fazer um teste antes, recomendo o uso do VLC, pois ele mostra e indica possíveis erros ou a falta de codec instalados.
referente a: Linux, Guia Prático: Usando o terminal (ver no Google Sidewiki)

terça-feira, 9 de março de 2010

SSH conectando Client x Server sem senha

Muitas pessoas precisam estabelecer conexões por ssh entre duas máquinas sem a necessidade de inserir senha mas que seja seguro. Através de algumas experiências, vou estar documentando um procedimento simples para esta tarefa.
As necessidades de exemplo para este tipo de configuração:
  • Automatização de conexão de programas para transferência de arquivos.
  • Sistemas ou aplicações para monitoramento de ambientes remotos.
  • Agilidade para administração de sistemas.
Não irei mencionar passos de instalação e configuração dos programas e servidor ssh.
Este documento terá como base sistemas Linux com o uso de distribuições Debian e Ubuntu.

Em nosso ambiente teremos uma máquina que será a client e uma servidor, em ambas estão instalados os pacotes openssh-client, apenas no server temos instalado o openssh-server.  A versão do protocolo SSH que iremos usar neste exemplo é a versão 2 ou SSH2.


Na máquina client, devemos determinar qual usuário iremos usar para poder se logar no servidor.  Em nosso exemplo vamos eleger o user.
Dentro do diretório /home/user deveremos ter um diretório oculto chamado .ssh, caso não tenha crie este diretório e recomendo fortemente que seja verificado as permissões deste diretório, para incrementar a segurança altere as permissões para 700.

Criando a chave de segurança.
Como a versão do protocolo a ser usado é o SSH2, iremos criar uma chave do tipo rsa:
[user@client ~]$ ssh-keygen -t rsa
Generating public/private rsa key pair.
Enter file in which to save the key (/home/user/.ssh/id_rsa):
Enter passphrase (empty for no passphrase):
Enter same passphrase again:
Your identification has been saved in /home/user/.ssh/id_rsa.
Your public key has been saved in /home/user/.ssh/id_rsa.pub.
The key fingerprint is:
fb:d2:07:3b:64:b0:a7:13:c0:ae:62:b9:b1:c6:79:04 user@client
       Recomendo que em todas as perguntas seja dado apenas enter, afim de deixar os passphrase vazios. 

Enviando a chave para o servidor

Enviar o arquivo id_rsa.pub para o servidor, para isso podemos usar SFTP que é um sistema de tranferência de arquivos seguro e com base no ssh.
Ao enviar, você já pode salvar o arquivo id_rsa.pub  com outro nome, authorized_keys, ou ainda renomear ele no servidor ou executar o seguinte comendo :
cat ~/.ssh/id_rsa.pub > ~/.ssh/authorized_keys
Evitando problemas de segurança 
No diretório .ssh no servidor verifique as permissões para o arquivo authorized_keys, o ideal é que esteja com as permissões 700
As permissões de diretório também são importantes, principalmente as permissões do diretório .ssh sendo que para este o ideal são permissões 700

Se o ssh server estive iniciado e funcionando corretamente, podemos fazer o teste tentando conectar ao servidor a partir do client e a conexão será estabelecida sem a necessidade do uso da senha do user. 

Alguns links de sugestão e que foram usados para estudo : 
SSH Completo - Artigo do Site Viva o Linux escrito por Leandro Totino Pereira
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/SSH-completo-%28passo-a-passo%29?pagina=1


Para Troubleshooting : 
http://sial.org/howto/openssh/publickey-auth/problems/

segunda-feira, 8 de março de 2010

Console e gráficos X11 em Windows

Como eu sempre usei, nos últimos 10 anos, sistemas com base Unix nunca tive a preocupação de preparar um ambiente para poder acessar aplicações gráficas baseada em X11, porém a história agora é um pouco diferente.
No meu ambiente de trabalho tenho tido a necessidade de estar trabalhando com aplicações disponíveis apenas para Windows e Mac, como eu não tenho a disposição um Mac tenho poucas opções para utilizar essas aplicações (Photoshop, Dreamweaver, VISIO, etc...) .
Tentei usar o Wine, mas infelizmente as aplicações não rodaram nada bem e algumas nem instalaram, e, aproveitei para testar e usar o MS Office e principalmente o VISIO, mas as versões 2007 também não rodaram nada bem e alguns casos ficaram muito lentas. Pode até ser que eu tenha me dedicado pouco às configurações do Wine, mas tempo é o que eu tenho tido menos, para me dedicar.
Tendo a opção de não abandonar o Linux como base, decidi instalar em uma máquina virtual, usando VirtualBox, o Win7 e testar as principais funcionalidades desta nova versão do Windows e que tanto se fala bem.
Nesta instalação ainda instalei o Cygwin/X (http://x.cygwin.com/) e o PuTTY.
Muitas pessoas já usam a muito tempo o PuTTY para poderem acessar sistemas Linux e Unix via linha de comando (CLI) usando protocolos SSH ou derivados como o SFTP, entre outros protocolos.
Achei muito interessante o casamento, no uso, destas duas ferramentas, consigo levantar um servidor X no Win com o Cygwin/X apenas com as instalação do pacote xinit, no qual já instala suas dependências e fazer o acesso aos servidores usando o PuTTY que é uma ferramenta muito leve.

Segue ai a dica !!! ;D

referente a: Cygwin/X (ver no Google Sidewiki)

quarta-feira, 3 de março de 2010