sexta-feira, 19 de março de 2010

DICA - Instalando Debian em Servidor Dell 2900 III

Ouvi algumas pessoas tendo dificuldades em instalar alguns Linux em servidores Dell 2900.

Tive alguns pequenos problemas para instalar sim, mas nada muito grande no início e consegui instalar alguns linux flavors sem muitos problemas. Praticamente eu me dediquei mais aos que prefiro usar e que acredito ser um pouco melhor para meu dia a dia como Debian e seus derivados  e XenEnterprise da Citrix.

No caso do XenEnterprise eu não  tive nenhum problema durante todas as etapas da instalação, foi um processo muito limpo e tranquilo. Já com o Debian (5.0.4) o único probleminha foi com o reconhecimento da placa de rede, e ai que começa nosso principal tema deste post.

O problema de não reconhecer a placa de rede foi fácil de resolver pois foi mostrada um mensagem bem clara de ter perdido ou não achado o drive bnx2-06-4.0.5.fw para a instalação da placa de rede. Agora nada melhor que o Google para nos ajudar, até mesmo para não ter que perder tempo caçando o pacote correto no site da Debian.
Bingoo!! Logo de cara um sinal de eu não podia ser o único com este problema
e realmente não mais, me mostrou que meu raciocínio estava certo, no caminho correto. 
http://insanelabs.com/debian/debian-lenny-cannot-load-broadcom-nic-drivers-asking-for-firmware-bnx2-06-405fw-during-install/

Bem como o site e as dicas explicam, basta baixar o pacote  firmware-bnx2_0.4+etchnhalf.1_all.deb , copiar para um pendrive e na tela de aviso logo em seguida nos dá a opção de podermos tentar instalar o pacote a partir de uma device USB ou mídia removível.

Fácil demais,  parecia até coisa de windows, após colocado o pendrive com o pacote, o sistema já identificou as duas interface da máquina e já me pediu para escolher qual configurar.

Apenas um outro caso, aproveitando, um outro sistema que instalei neste mesmo equipamento foi o FreeNAS, baseado no FreeBSD 7.2, sua instalação também foi muito transparente.

O CentOS 5.4 rodou bem também, mas sem inventar muita coisa, pacotes adicionais não rolou na primeira vez e deixei de lado na segunda vez. Os pacotes comuns para servidor rodou bem e sem problemas.
Reconheceu todas as devices da máquina sem problemas também.


Por enquanto acho que é isso, fui....

Nenhum comentário:

Postar um comentário