segunda-feira, 8 de março de 2010

Console e gráficos X11 em Windows

Como eu sempre usei, nos últimos 10 anos, sistemas com base Unix nunca tive a preocupação de preparar um ambiente para poder acessar aplicações gráficas baseada em X11, porém a história agora é um pouco diferente.
No meu ambiente de trabalho tenho tido a necessidade de estar trabalhando com aplicações disponíveis apenas para Windows e Mac, como eu não tenho a disposição um Mac tenho poucas opções para utilizar essas aplicações (Photoshop, Dreamweaver, VISIO, etc...) .
Tentei usar o Wine, mas infelizmente as aplicações não rodaram nada bem e algumas nem instalaram, e, aproveitei para testar e usar o MS Office e principalmente o VISIO, mas as versões 2007 também não rodaram nada bem e alguns casos ficaram muito lentas. Pode até ser que eu tenha me dedicado pouco às configurações do Wine, mas tempo é o que eu tenho tido menos, para me dedicar.
Tendo a opção de não abandonar o Linux como base, decidi instalar em uma máquina virtual, usando VirtualBox, o Win7 e testar as principais funcionalidades desta nova versão do Windows e que tanto se fala bem.
Nesta instalação ainda instalei o Cygwin/X (http://x.cygwin.com/) e o PuTTY.
Muitas pessoas já usam a muito tempo o PuTTY para poderem acessar sistemas Linux e Unix via linha de comando (CLI) usando protocolos SSH ou derivados como o SFTP, entre outros protocolos.
Achei muito interessante o casamento, no uso, destas duas ferramentas, consigo levantar um servidor X no Win com o Cygwin/X apenas com as instalação do pacote xinit, no qual já instala suas dependências e fazer o acesso aos servidores usando o PuTTY que é uma ferramenta muito leve.

Segue ai a dica !!! ;D

referente a: Cygwin/X (ver no Google Sidewiki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário