terça-feira, 13 de setembro de 2011

Alterando Database no Mysql - Change Mysql Database


Não sou nem de perto um expert ou DBA em banco de dados e ainda mais nesse caso com Mysql, mas eu tenho que dar meus pulos e contar com a ajuda do Google quando preciso de alguma coisa.


Queria mudar ou alterar (change) no nome de uma database ou schema no Mysql, mas sem perder algumas informações que já existiam nesta base.

Eu utilizo atualmente o Mysql WorkBench, que na minha opinião de leigo,  é uma ferramenta  bem interessante para algumas tarefas administrativas, mas não existe uma opção para alterar ou mudar o nome de uma database ou schema (como preferirem).

Dentre tantas opções que acabei achando na web, a mais prática, rápida e que no meus caso funcionou bem e com segurança foi através de linha de comando, usando apenas os comandos mysqldump, mysqladmin e mysql.

Como estou muito acostumado a usar terminal e linha de comando, mesmo porque sempre uso Mysql em algum ambiente *NIX (Linux, Solaris ou Mac).

Vou colocar como exemplo a mudança que acabei de fazer em uma Mac OS X, os passos são bem simples, fazer um dump da database/schema que deseja alterar o nome, criar uma nova database/schema como o nome que deseja, recuperar o dump feito no primeiro passo, e se quiser, deletar (drop) da antiga database /schema ou substituir por um outro dump que você tenha ou queira.

Os passos com os exemplos
  1. Criar o dump da database/schema que deseja alterar o nome:
  2. host# mysqldump -u username -p -v old_database > old_database.sql

  3. Criar a nova database/schema:
  4. host# mysqladmin -u username -p create new_database

  5. Para recuperar o dump criado no passo 1 para a nova database/schema:
  6. host# mysql -u username -p new_database < old_database.sql


  7. Caso queira deletar a antiga database/schema:
  8. host# mysqladmin -u username -p drop old_database


Na minha humilde opinião está foi uma maneira rápida e eficiente para esta tarefa. 

Vamos ver se posso dar algumas dicas que achei interessante sobre Mysql Workbench em um outro post. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário