quinta-feira, 29 de julho de 2010

Experiência sobre empreendedorismo!

Tenho a felicidade de participar de uma lista de discussão por e-mail muito interessante e com muitos profissionais da área de TI, já na sua maioria profissionais experientes e que atuaram em várias empresas, desde pequenas a grandes empresas . Dentro de muitas discussões abordadas, porque não dizer colocas em pauta, surgiu uma assunto que sempre está na cabeça de muitos profissionais dessa nossa área: Satisfação Profissional!


Nessa discussão foram mais de 90 depoimentos de experiências particulares e em comum, sobre as formas de trabalho, sobre as possibilidades de crescimento ou se é viável crescer e até onde pode ser interessante crescer, saindo da parte técnica e crescer - naturalmente - seguindo mais no sentido gerencial e burocrático da área e onde é mais vantajoso e menos vantajoso.


Até onde temos que nos entregar para fazer uma solução tecnicamente melhor ou apenas atender as necessidades do cliente ou o que o cliente pede, mesmo que o cliente não saiba o que ele realmente quer ou que pelo menos o que o cliente está pedindo não será bom ou nem de perto irá funcionar.


Tudo isso ainda aliado as necessidades de podermos fazer ou oferecer a melhor solução técnica, já que todos são de formação técnica esse seria o melhor ambiente.


E sobre ambiente ainda se discutiu muito com respeito a 3 questões que ainda temos que escolher para tentar alcançar algo muito próximo da satisfação profissional.
  • Satisfação pessoal e profissional (aliado ao conhecimento técnico)
  • Condições de trabalho ( bons companheiros, boa chefia, etc...)
  • Grana
Neste caso na maioria, 99%, não se consegue ter os 3 itens acima, muitas vezes se consegue ter 2 dos itens e olhe lá, mas se você escolher trabalhar em algum lugar pela oferta de salário, dificilmente você terá os outros dois itens. Esse é um fato, em que se encontram muitos profissionais, e, o que mais espanta é que essas questões estão presentes não apenas em nosso país, teve um dos amigos da lista que teve conhecimento de uma discussão muito similar, para não dizer igual, numa lista que ele participa de profissionais no exterior.

Bom, fato esse que ainda me faz pensar, que somos na maioria das vezes mais um número nas empresas, que dificilmente isso muda, a não ser que crescemos profissionalmente, seguimos de modo mais "by the book" e sejamos muito políticos a ponto de gostar de assuntos e tarefas burocráticas ou então nos tornamos puxa-saco de chefe (esse não faz meu estilo).

Ainda assim, com uma lista de muitos profissionais de grande capacidade e conhecimento, foi inevitável ter na mesma discussão a idéia de abrir um empresa com o nome da nossa lista, dai a coisa se tornou mais debatida entres nós, trocando ainda mais experiências de cada um sobre ter uma empresa onde, se não todos, a maioria pudesse ser um sócio colaborador ...


E a coisa toda foi aumentando até que, o mais inevitável, foi ter um debate desse nível no buteco...

Uma das coisas mais bacanas foi ter recebido, dentre tantos e-mails, o vídeo de uma apresentação do Vinícius Teles, falando de sua experiência em empreendedorismo, feito no 12o Encontro Locaweb.
O Vinícius nos passa uma visão e a sua experiência de modo muito simpático e verdadeiro, pelo menos foi o meu sentimento, que nos mostra que devemos acreditar muito em nós mesmo, estarmos prontos para novos desafios mas o mais importante talvez é ser capaz de nos adaptar às condições por mais adversas que possam ser, sem desistir, e não menos estar atento ao mercado e como fornecer soluções ao mundo.

Acho que vale muito apena gastar um pouco do tempo para assitir :

http://vimeo.com/12464280



12º Encontro Locaweb - Startup - De empregado a empregador - Vinícius Teles from Locaweb on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário