quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Criando uma imagem do disco de instalação do Mac OS X

A pouco comentei que estava tendo dificuldades para instalar o Mac OS X por DVD em um MacBook Pro  velhinho, isso porque a unidade de CD/DVD dele já não está funcionando bem e não está mais montando o disco para instalar o sistema operacional.

No post anterior um montei o disco de instalação usando o " Remote DVD or CD Sharing" usando um outro Mac ligado na mesma rede (http://waltergargarela.blogspot.com.br/2013/01/como-forcar-montar-cddvd-em-qualquer.html).

Ainda usando e acessando o disco de instalação remotamente, podemos fazer uma cópia do disco como uma imagem do tipo DMG, assim quando precisar fazer uma nova instalação do sistema operacional  não será  preciso usar um drive de CD/DVD seja ele remoto, local ou USB.

Procedimento:

1- Com o disco de instalação do Mac OS X montado local ou remotamente, acesse o programa "Disk Utility" e selecione a unidade com o disco de instalação, à esquerda da tela.

2- Nos ícones acima, selecione a opção " New Image", em seguida será aberta uma tela com as opções para cirar a imagem, para DMG você pode usar a opção "Image Format: read-only", sem encriptação e poderá alterar o nome do arquivo ou imagem que será criada e ainda escolher onde será salvo.

3- A criação poderá levar um bom tempo, após a conclusão você deverá carregar o arquivo criado clicando duas vezes e o mesmo deverá montar como uma unidade de disco. Se tudo correr corretamente, com ose deve esperar, você estará pronto para instalar o sistema operacional.

Você ainda pode criar uma imagem com o formato CDR trocando a opção " Image Format" para " Master DVD/CD" como mostrado no passo 2 do procedimento acima, depois de criado o arquivo com o formato CDR você ainda pode alterar para o formato ISO apenas renomeando o aquivo para o formato ".iso".

Abraços.

Como forçar a montar CD/DVD em qualquer Mac - Mount remote CD/DVD on any Mac.

Tive um problema com um MacBook Pro que tenho, já idoso, onde eu não conseguia reinstalar o sistema pela unidade de CD/DVD dele, uma das soluções que podemos ter é montar uma unidade de CD/DVD remotamente, usando um outro computador ou outro Mac que você tenha acesso e esteja na mesma rede. http://support.apple.com/kb/HT2129

O problema começa ai, como meu Mac já tem mais de 5 anos e sua última atualização foi com o Mac OS X 10.6,  eu não conseguia visualizar a unidade de CD/DVD remota no Finder. Em uma busca na internet achei um post no Mac OS X Hints que explicava como fazer que a unidade remota apareça no Finder. http://hints.macworld.com/article.php?story=2009012605560521

Precisamos executar no Terminal dois simples comandos:


$ defaults write com.apple.NetworkBrowser EnableODiskBrowsing -bool true

$ defaults write com.apple.NetworkBrowser ODSSupported -bool true


Após ter executado os dois comando acima, reinicialize o Mac e quando ele retornar o CD/DVD remoto já estará visível no Finder.


Simples assim! 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Resize / Redimensionar imagens direto no Mac

Se você precisar redimensionar ou fazer pequenos ajustes em imagens direto no mac sem precisar usar algum software específico como editores de imagens do tipo do photoshop, gimp ou similares, saiba que é possível e, ainda é possível fazer essa operação em lote ou "batch" para várias imagens.

Para isso basta usar o Preview, software nativo do mac.

Abra a(s) imagem(ns) no Preview,  e no menu "Tools" use o comando "Adjust Size", insira os valores que deseja que as imagens sejam alteradas. Bem simples mesmo, você pode fazer uma imagem por vez, ou, você pode pegar um conjunto de fotos que você tenha tirado em uma viagem e queira fazer cópias delas em um tamanho menor para postar na internet, basta selecionar todas usando as teclas cmd+A, acessar o menu "Tools" e então "Adjust Size", insira o valor que deseja para o tamanho das imagens e todas serão convertidas para o tamanho/valor inserido. Não se esqueça de salvar depois, no mesmo local substituirá as imagens originais ou, salve em um novo local.


Fica a dica!