segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Macbook rodando com a tela fechada (closed display or lid)

Já faz um tempo que eu quero usar meu Macbook Pro com um monitor externo grande que tenho, mas com ele fechado, reparei que isso é muito comum para equipamentos novos e nunca experimentei em meu  MBP(MacBook Pro) 2007. Na verdade eu nunca procurei me informar como poderia fazer isso, ou, como deveria ser o procedimento.

Bom hoje foi o dia, cheguei um pouco mais cedo do trabalho e pesquisei no google e como sempre as respostas apareceram logo nas primeiras linhas.
Vou resumir o procedimento, mas o link do próprio site da apple fica aqui: http://support.apple.com/kb/HT3131?viewlocale=en_US

Os requerimentos são:

  • Estar com o adaptador de energia ligado ao notebook. 
  • Ter conectado ao notebook um teclado externo, um mouse externo ou o trackpad. 
  • Estar com o monitor externo conectado ao notebook. Certifique-se que seu monitor ou projetor seja compatível com o notebook, principalmente quanto as definições de resolução de imagem. 
Tendo todos os requerimentos conectados ao notebook, e, funcionando corretamente você poderá fechar a tela do notebook. 
Para quem já está usando o Mac OS X Lion deverá surgir uma tela azul no monitor externo e logo em seguida deverá ser mostrado a tela do sistema no seu monitor externo e você já poderá usar o sistema com este monitor, teclado, mouse e/ou trackpad externos também.
Uma diferença deverá acontecer para quem está usando o SnowLeopard, no site da Apple ele mencionam a versão 10.6.8 ou mais atual, ao fechar a tela do notebook o sistema vai entrar  no modo de espera, para que ele "desperte" ou aconteça o chamado "wake-up", basta você dar um clique no mouse ou teclar alguma tecla do teclado externo, o sistema irá despertar e estará funcional para o uso. 

Dica: Você pode customizar a resolução da tela para o monitor externo, deixando ele com uma resolução maior que a normal quando você usa no notebook, mas fique atento quando você voltar a usar a tela do notebook, pois poderá dar algum problema. Você pode antes de mudar para a tela do notebook, voltar a usar a resolução original e compatível para a tela do notebook, ou, antes de desconectar o monitor externo abrir a tela do notebook e fazer um "detect display" para que a tela do notebook volte  funcionar.  Isso é recomendado, pelo menos no meu caso, OS X 10.6.8.